Paduano, filho de Moacir de Azevedo Pinto e Ana Lúcia Pinheiro Pinto.

Casado com Claudineia Valéria Cardoso Pinheiro, com quem tem um casal de filhos: Paulo Roberto Pinheiro Pinto Júnior e Camilly Vitória Cardoso Pinheiro.

Sua memória guarda lembranças da infância vivida no bairro Cehab.

Paulo Roberto iniciou seus estudos na Escola Municipal “Wilson Cretton”, passando pelo Colégio “Salim Simão” e concluindo o segundo grau no Colégio Estadual “Rui Guimarães de Almeida”. Estudou ainda Direito na Fasap até o 4º período, missão esta adiada devido aos inúmeros compromissos políticos e sociais.

Filiado ao PTB, Paulo Roberto foi eleito em seu primeiro mandato na sétima colocação.

No ultimo pleito, devido ao reconhecimento da população e, pelos relevantes serviços prestados, foi o segundo vereador mais votado.

É empresário, sócio proprietário da empresa “Bompel Embalagens”, gerando empregos e desenvolvimento para a região.

Desde os nove anos de idade trabalha com o pai, na empresa da família, a “WM Refrigeração”, oficio este que lhe deixou popularmente conhecido como Paulinho da Refrigeração.

Recentemente, Paulo Roberto Pinheiro Pinto teve participação fundamental na articulação e participação do projeto que cria o II Pólo Industrial de Santo Antônio de Pádua. As obras iniciam-se em breve e levará o nome de Aníbal Gonçalves.

A vinda da “Escola Municipal Viva” para Santo Antônio de Pádua também é fruto da articulação de Paulo Roberto Pinheiro Pinto junto ao Governo do Estado.

Entre outras conquistas, enumera-se uma van para transporte de pacientes, dois ônibus escolares e uma ambulância.

Apaixonado por esportes, Paulo Roberto Pinheiro Pinto foi peça fundamental e, grande apoiador do Paduano Esporte Clube na conquista do titulo de campeão da 3ª divisão em 2012.

No meio político é respeitado pelo ferrenho e grande envolvimento que dispensa às missões que lhe são dadas.

É figura decisiva na elaboração de projetos que geram o bem estar e o desenvolvimento de Santo Antônio de Pádua, auxiliando seus pares na Câmara de Vereadores, bem como o Poder Executivo em inúmeras tarefas.