Nascido em 27 de abril de 1967, no município de Miracema, Robinho “Águia Negra”, como é popularmente conhecido, é o quarto dos seus filhos do casal Áurea Aparecida e Oswaldo Mattos.

Mudou-se para Santo Antônio de Pádua com dois anos de idade por causa da profissão do pai, que era ferroviário. Aqui, estudou em escolas tradicionais como Colégio “Caribé da Rocha” e “Colégio de Pádua”, terminando o ensino médio no “Centro Educacional Futura”.

Quando adolescente, fez parte da extinta FEEM, que auxiliava na formação educacional. Nesta época ajudava a mãe, que ficou viúva muito jovem, carregando as roupas que ela lavava para o Hotel das Águas.

Saiu de casa aos 18 anos para servir na aeronáutica, no Rio de Janeiro, permanecendo na força aérea por três anos.

Em Pádua, foi jogador profissional pelo amado Paduano Esporte Clube; e ainda trabalhou na Gráfica Nascimento, Copapa, Ziram Comércio de Papéis e Banco Banerj.

No ano de 1993, casou-se com a paduana Noelma Santiago, com quem tem dois filhos: Diego e Gabriel.

Desde 1995, Robson trabalha com filmagens e eventos, registrando com muito carinho os momentos especiais dos paduanos e moradores dos municípios vizinhos.

Começou a dar os primeiros passos na política como assessor do ex-vereador e ex-vice prefeito Ralph Kezen. Sempre conquistando muitos amigos, no ano de 2012, concorreu pela primeira vez ao cargo de vereador, sendo eleito como o mais votado de seu partido, o PTC, com 865 votos.

Já no primeiro ano de mandato, foi eleito pelo “Instituto Tiradentes” o vereador mais atuante do município de Pádua, e recebeu como prêmio a “Medalha Tiradentes”.